quarta-feira, 15 de julho de 2009

Adeus Enem velho, feliz Enem novo...

Todo mundo já sabe da polêmica que a proposta do ministério da educação, para o "Novo Enem" causou.
Mas o que nem especialistas sabem, é se isso vai funcionar !
O ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio ), tem como propósito avaliar o ensino médio feito pelos alunos brasileiros, e desde 1998 é aplicado.
Mas, o MEC este ano parece estar com fogo no chicote ( desculpem a expressão :x ). Querem colocar este Enem modificado, para funcionar como Vestibular.

- Mas qual é o propósito disso tudo ?

Todo mundo sabe o quanto é difícil ingressar nas universidades públicas, e como o ensino delas é de maior qualidade, se comparadas com as particulares.
Então, o MEC pensa que achou a solução para os problemas dos vestibulandos brasileiros.
Essa prova "facilitaria" a entrada dos alunos nas universidades públicas. ( Pelo menos, foi o que o MEC afirmou. )
Existe um tipo de cisão entre os especialistas. Há os que achão que é uma boa idéia, e há os que acham que é uma má idéia.
Eu fico com os que acham que é uma má idéia.

- Porque o Novo Enem como vestibular é uma má idéia ?

Observe o nome : EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO.
E eu já disse antes que o objetivo maior do enem é testar o ENSINO MÉDIO dos alunos do Brasil.
O que acontece hoje em dia, nos vestibulares é o seguinte : As escolas públicas não oferecem á seus alunos um ensino médio de qualidade. Já as particulares, preparam seus alunos para as universidades públicas.
Resultado ? Os alunos de escolas particulares disparam na frente dos que estudaram nas escolas públicas, gerando desigualdade.
O que eu quero dizer é : A prova do Enem vai mudar. Mas e o ensino médio nas escolas públicas ? É. Nada vai mudar nas escolas públicas.
Então como é que faz sentido utilizar o Enem como novo vestibular, sendo que os resultados obtidos serão os mesmos ?
Não consigo entender...

"Um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode substituir os vestibulares das universidades. Essa é a proposta apresentada nesta quarta-feira, 25, pelo Ministério da Educação à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A intenção é que a prova ajude a reorganizar o currículo do ensino médio e permita maior mobilidade dos estudantes pelas universidades em todo o território nacional, por causa do modelo unificado de avaliação.De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a prova deverá ser mais voltada para a investigação e não para a memorização, para avaliar a capacidade analítica e o raciocínio do aluno, diferente dos vestibulares atuais. “Hoje, é muito traumática a passagem da educação básica para a educação superior. Se não revermos essa transição, não alcançaremos o padrão de qualidade na educação que queremos”, salientou o ministro.A proposta é combinar as virtudes do vestibular clássico – a abrangência de conteúdo, por exemplo – com as do atual Enem, como o modelo de questões. A nova prova poderá substituir, também, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para ingressantes e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)."

Diz a jornalista Letícia Tancredi. Se quiser saber mais sobre essa matéria, clique aqui -> http://prouni-prouni.blogspot.com/2009/03/ministro-propoe-novo-enem-como-forma-de.html

E o Kiss My Ass! carinhozíssimo do dia vai para :

Caren Sutiã Araújo Bahia. Estou morrendo de saudade dela.

5 comentários:

  1. Governo descarado! É muito mais fácil mudar o ENEM e facilitar o acesso às universidades públicas (que continuarão sendo elitizadas e formadas por alunos da rede particular) do que providenciar um Ensino Médio de qualidade para as escolas da rede pública. fikdik

    ResponderExcluir
  2. É verdade. É como o sistema de cotas. É muito mais fácil assim, do que melhorar a educação pública. ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Pra facilitar a entrada de todo mundo, a solução é simples... ampliar as vagas da UNEB. A UFBA já tá muito "saturada". A verdade é que o "governo Lula" (apesar de aqui teclar um simpatizante do mesmo) dá o peixe mas não ensina a pescar.

    P.s.: TE AMO PRIH s2 sahuhsauhasuhsa

    ResponderExcluir
  4. "E nem" o povo vai entender a "vantagem".
    É...
    Só a gente mesmo ._.

    ResponderExcluir
  5. eu acho que é uma boa esse novo enem, nao por que facilita ou qualquer coisa do tipo, mas muitas pessoas acabam nao conseguindo ser profissionais por nao se dar bem em matematica por exemplo..uma prova voltda para a analise construçao com certeza é melhor para resultados futuros. e pode ter certeza esse tipo de coisa nao vai estar exataente nos supernerds, mas estara engajado na experiencia de vida, na educaçao e planos de cada pessoa. serio mesmo, parece mais facil, mas nao é tao assim..

    ResponderExcluir