terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sensacionalismo: A ética foi pro lixo

What's up, pessoal? Ressuscitei!

Depois de muito tempo sem postar (acho que esse é o primeiro post desse ano, wow!), eu tô de volta com um tema que me deixa mais revoltada que o normal.

Curiosidades que vão mudar o mundo: A redação que eu fiz no vestibular foi sobre sensacionalismo, e jornalismo em geral. Mudou sua vida para sempre saber disso, fale a verdade!

Enfim, vamos falar sério nessa bagaça. É evidente que o jornalismo tem uma função importante na sociedade, que é manter a população informada do que acontece na sua cidade/seu Estado/seu país/e no mundo.

O que acontece, é que algumas emissoras de televisão, algumas revistas e até alguns jornais, se aproveitam do fato de serem formadores de opinião para disseminar sua própria opinião, assim manipulando indiretamente seus leitores.

Mas o maior problema nem é esse. É o tal do sensacionalismo.

Whatahell is sensacionalismo? Calma que eu te conto, amiguinho desinformado.

Sensacionalismo é a postura adotada pela mídia sobre um fato jornalístico, geralmente caracterizado pelo exagero, apelo emotivo e uso de imagens fortes na cobertura do fato.

Um grande exemplo de uma postura sensacionalista que posso dar, foi o dos jornais televisivos/e de algumas revistas diante do caso "Isabela Nardoni". Entendo que foi um crime horroroso, mas a TV passou semanas só falando sobre a mesma coisa. Revirou o caso do avesso, mostrou depoimento de todos os envolvidos...Com certeza, para a família da garota, só piorou as coisas o fato de aquela desgraça estar sendo transmitida no país todo. Cadê a ética, jornalistas de todo o Brasil? Foi pro lixo?

Não posso deixar de falar em "imprensa marrom", já que tô falando (escrevendo!) sobre jornalismo e sensacionalismo.

Whatahell is "imprensa marrom"? Explico também.

Imprensa marrom, ou ainda imprensa cor-de-rosa é o nome dado ao ramo jornalístico que se dedica às coisas mais importantes e essenciais para o ser humano! (IRONIA, PLEASE)
Exemplo dessa coisa essencial para o ser humano, é a notícia de que tal super-modelo é anoréxica. Ou de que Paris Hilton foi presa (de novo novamente). Ou até de que Rick Matin é gay.

Cara, com tanta coisa importante acontecendo no mundo, por que as pessoas se importam com as coisas erradas? Vamos dar atenção ao que está realmente precisando, pessoal.

Espero que tenha sido clara, já que estou com sono. E com sono, eu fico meio bêbada. Enfim...Melhor ir parando por aqui.

Câmbio, desligo.

E o Kiss My Ass! do dia vai para: A Globo, com seus plim plim's de hipocrisia que irradiam sensacionalismo pelo país afora!

2 comentários:

  1. A globo e outros canais exibem tanto a mesma coisa (Como no caso ai da Isabela) diversas vezes por seculos pq da a devida audiencia, o povo adora ver a desgraça alheia, vide se liga bocão e na mira, sem falar que grande parte da midia, se não toda, é controlada pelas grandes corporações.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Horácio. Concordo plenamente contigo.

    ResponderExcluir