terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Bota na conta do papa."


Polícia para quem precisa !”
- Titãs;

Olá novamente, leitores fantasmas. Sim, demorei de postar. Eu acho.
Bom, vamos aos fatos. Ninguém lê essa porra, nem a minha mãe. Eu tô de recuperação de três matérias, todas da área de exatas, tô ouvindo música de boate gay, roubei o jornal do vizinho sem querer, engordei 2 kg só hoje, então...Não sou o que se pode chamar de "pessoa feliz e saltitante". E já que estou nesse clima de revolta, nada mais revoltado do que falar sobre a polícia corrupta.
Atualmente, quando se fala em polícia, logo nos vem á mente o tão comentado “Capitão Nascimento”, o herói do Brasil. O policial radical que põe toda a culpa do tráfico de drogas nos usuários. Bom, eu concordo que grande parte da culpa é mesmo dos usuários. Mas e quanto a nós ? Calma. Eu explico.
Essa sociedade vive como se estivesse entorpecida. Como se nenhum problema nos atingisse. Como se não existisse pedofilia, AIDS, gravidez precoce, e viciados em substância ilícitas.
O Estado não foi “criado” no intuito de zelar por nós ? ( Ok, não me mate. Isso é pura teoria ! ).
Se nós falássemos mais no assunto, talvez alguma melhora acontecesse. Algo como palestras educativas...Projetos sociais REAIS também não seria má idéia. Já que muito político/industrial corrupto se aproveita das ONGS para encher os bolsos.
Mas, retomando, não quero desviar o foco desse post. ( Apesar de já ter desviado. )

O que eu realmente quero abordar, é a forma errada com que a polícia vem sendo usada, desde a ditadura militar.

- CORRUPÇÃO;

Ela está em todo lugar. Nas relações políticas principalmente,na polícia, nos sindicatos, e até na sua casa. Isso mesmo. NA SUA CASA. Ah, você não se acha corrupto ? Ok. Nunca colou na escola ? Nunca furou fila ? Poisé, mon Cher. Isso nada mais é do que corrupção.
A corrupção policial é um fato, e está cada dia pior. Como foi visto no filme “Tropa de Elite”, nos até temos meio de erradicá-la. Mas só que isso mexeria com muita, muita gente “importante”. Guess what ? Os políticos estão por trás disso também.
O fim da corrupção policial fica entre a realidade e a utopia. Pode-se até pensar que o problema não tem solução, que a corrupção é uma doença, porém, há quem diga que punição severa aos corruptos é a chave do sucesso para uma polícia disciplinada e honesta. Estudiosos de segurança pública são unânimes na idéia de que dar um fim à corrupção é utopia. Mas garantem que controlá-la está longe de ser delírio de teórico. Baseando-se nisso, é até possível acreditar que existe uma forma de tornar a polícia como um todo numa instituição 100% honesta, mas levando em consideração que o quadro econômico-social, que influencia muito o comportamento dos cidadãos brasileiros, essa realidade com certeza estará num futuro um pouco distante.

- FALTA DE TREINAMENTO ADEQUADO;

Eu tenho o exemplo na minha casa. Como meu pai não vai ler esse post, acho que posso falar sobre isso. Não gosto dessa coisa de não citar nomes, ou descontextualizar só pra ser discreto. Sou indiscreta mesmo. Eu nasci assim, eu cresci assim...♫
Meu pai é Major da PM da Bahia. Desde pequena estou inteirada nos assuntos e nas fofocas do batalhão. Então, eu sei do que estou falando. E o secretário da Segurança Pública concorda comigo. ( Não que eu conheça ele. )
Meu pai me contou que morria de medo quando um oficial vinha buscá-lo para levá-lo ao trabalho. Não, meu pai não é maricas. É só que os oficiais não recebem o curso de direção segura/defensiva. Eles apenas têm a carteirinha do DETRAN.
Numa entrevista, o secretário da Segurança Pública se mostrou preocupado. “Fiquei realmente preocupado. Tem policiais que simplesmente não sabem manusear uma arma. Mas isso não é culpa dele”, diz o secretário.
Nossa, mas o secretário é mesmo um gênio, não acham ?
Tirando essa parte do descaso do Estado, com relação á NOSS segurança, ainda tem a questão do salário. Quem é o filho de Deus ( ou não ) que fica feliz em subir morro, sabendo que pode morrer, pra ganhar um salário mínimo ?
Bom, eu não ficaria.

- ABUSO DE AUTORIDADE;

A Lei nº 4.898 de 09.12.63, define o que é crime de Abuso de Autoridade e estabelece quais as punições.
O art. 3º da Lei 4.898, constitui abuso de autoridade qualquer atentado:

1- à liberdade de locomoção;
2- à inviolabilidade do domicílio;
3- ao sigilo da correspondência;
4- à liberdade de consciência e de crença;
5- ao livre exercício do culto religioso;
6- à liberdade de associação;
7- aos direitos e garantias legais assegurados ao exercício do voto;
8- ao direito de reunião;
9- à incolumidade física do indivíduo;
10- aos direitos e garantias legais assegurados ao exercício profissional;

Se você já sofreu algum tipo de abuso, denuncie. É muito comum, desde que o mundo é mundo, que algum policial ( geralmente acontece com os recém-formados, chamados de manga-lisa, um apelido pejorativo para a falta de condecorações. É, também aprendi com o meu pai. ) se sinta poderoso em poder de uma arma. Seja o velho 3-oitão, ou um fuzil comum. Já cansei de ver reportagens de balas-perdidas com endereço certo : A morte de algum infeliz inocente. Recentemente, vimos o caso da menininha de 11 meses, que está entre a vida e a morte no hospital, após levar um tiro da polícia. Sinceramente, policiais ! Vocês não deviam estar atirando nos traficantes, bandidos e mal-feitores ? Vocês não deviam estar nos protegendo ?
Câmbio, desligo.

5 comentários:

  1. Oi, gostei muito do seu blog =)
    O seu texto também é bastante elucidativo. A Nossa polícia realmente é bem despreparada e não tem, desde a formação necessária, quanto a salários e equipamentos dignos. Salários baixos, numa sociedade propensa a corrupção, geraria o quê, se não corrupção?
    É realmente lastimável a situação que estamos postos-não só em relação a polícia, como todo o aparelho estatal e a sociedade em si. Mas, somos nós jovens que podemos mudar isso e temos essa responsanbilidade =)

    ResponderExcluir
  2. Hum, finalmente alguém que acuse abertamente o leitor de corrupção, memorável. Contudo, cuidado com essa ideia de que o Estado está aqui, em teoria, para nos proteger. Essa é uma teoria, dentre muitas. Não é A teoria do Estado.

    Obviamente, a República Federativa do Brasil propõe-se ser um Estado Democrático de Direito, que por sua vez teria que prover tal segurança. É o quê deveria ser...

    Anyway, a culpa da criminalidade é alguma conduta ser considerada criminosa :P . Sem criminalização, não haveria crime, só a normalidade. (Tal qual as implicações do especismo em nossa sociedade, que são consideradas normais pela maioria das pessoas.)

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou tanto do meu blog assim também =)
    E realmente, aquilo que você disse fez muito sentido. Eu estava pensando nisso hoje: sobre a multiplicidade dos signficados nos textos de literatura.
    Cê tem MSN? Me passe pra gente discutir literatura \o/
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante desse post, contudo como um bom menino que treina pra ser alienado não tenho nenhum comentário intelectual para contribuir com isso.
    Creio que se eu dormisse mesmo meus mil anos eu acordaria e ainda encontraria esse tipo de coisa, isso claro se a humanidade ainda existisse.

    ResponderExcluir
  5. Samory, obrigada pelo "memorável". Eu sou o que chamam de "indiscreta". Odeio hipocrisia, eufemismo, e qualquer coisa que esconda a realidade. Jogo na cara, doa a quem doer.
    E sobre o Estado, não acho que estou errada. A única função dele é suprir nossas necessidades. Estado, governo, etc. Teorias, teorias...Nada concreto. Hoje o que temos é um show business. "Vamos ver quem rouba mais ?" Um fica no poder por 15 anos, outro por 45. E nós ainda nos atrevemos a dizer "Ah, ele rouba mas faz !"

    ResponderExcluir