domingo, 1 de agosto de 2010

Etiqueta: Quando as "boas maneiras" viram frescura ?

Todo mundo já ouviu uma alfinetada daquela sua tia velha, bem quando você tá lá...almoçando tranquilão.
"Tira o cotovelo da mesa, menino! Sua mãe não te dá educação, não ?"
Pois é, não sei vocês...mas eu nunca gostei muito dessa coisa de "etiqueta". Pra mim, a única etiqueta útil é aquela que vem grudada na minha roupa.
Mas enfim, a tal etiqueta é uma convenção social muito antiga, que até hoje perdura em jantares, festas, ou qualquer outro lugar onde a elite vá. Elite, pois sim.
Essa convenção social provém dela !
E os pobres, querendo se igualar, começaram a utilizar as regrinhas mais acessíveis. Não é todo mundo que tem um milhão de garfos e facas diferentes para cada tipo de refeição.
Essas regras vão de "boas maneiras" até "frescura" na facilidade de um piscar de olhos.
Alguém pode me dizer qual é o verdadeiro problema de colocar os cotovelos na mesa ? Se fosse dentro do prato, tudo bem...Mas em cima da mesa ?
E essa coisa de "
quem senta primeiro é a anfitriã, que em geral deve também começar a comer primeiro" ?
Todo mundo que tá lá, na sua festa e morrendo de fome, tem que ficar esperando a pessoa que tá dando a festa sentar e comer...pra poder comer também ?
Há inúmeras "dicas" - são mais regras do que dicas - para passar sobre diversas situações cotidianas.
Demissão, gravidez, reuniões de trabalho, e-mails, amizade (!!!), elevadores, espirros, etc.

Sinceramente, é uma coisa que não entendo desde criança. Por que - diabos - eu devo me importar com o que os outros pensam na hora da minha refeição ? Ou no modo como me visto ?

Ninguém nunca soube me responder isso ao certo, porque ninguém sabe. Só o que me foi dito era que "é assim que as pessoas educadas fazem".

Eu sou educada. Eu não saio por aí espancando as pessoas na rua adoidado. Dou bom dia no elevador...
Eu só não concordo com esse bando de afrescalhação de comer com 12 talheres diferentes.

No dia que alguém me dê uma resposta satisfatória do "por que" utilizar as regras de etiqueta, eu começo a usar. Juro.

Porque não existe essa resposta ! Pra que ? Pra comer bonito ? Porra de comer bonito, se eu tô com fome...eu quero comer !

(Observe minha indignação)

Pois então é isso...a etiqueta existe, e pessoas como eu, que não concordam e não a seguem são criticadas por isso.

Só gostaria de comentar que eu ADORO quando isso acontece, porque como Mario Bandeira, eu dou é risada das pessoas que me querem mal.

E o Kiss My Ass! carinhoso do dia vai para: Glória Kalil. Você, que ensina tantas almas infelizes a nobre arte da etiqueta. Gostaria de lhe agradecer por existir - e não contribuir com ABSOLUTAMENTE NADA DE ÚTIL nesse mundo !

Peraí, tô me sufocando com meu veneno. Parei. Rs.

Câmbio, desligo.









5 comentários:

  1. Boas maneiras e regras de etiqueta são modos de separar a elite com sua educação européia da massa. Gosto de pensar que quem come utilizando-se de normas de disposição de talheres tem uma digestão melhor, porque não quero acreditar que seja simplesmente para inferiorizar os demais.

    p.s.: Sinto falta do KMA do dia.

    ResponderExcluir
  2. Antes que venham os Aurélios da internet, eu vi que tem um KMA do dia aí. Tava me referindo ao post anterior e ao do Obama, que não tiveram uu'

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi, Melo. HEIOHAOIHSOIE
    As vezes eu esqueço dele, mas prometo tentar me lembrar mais. Você sabe como é minha cabeça, rs

    ResponderExcluir
  4. Errata: Oh, pessoal...tem um errinho de nada aí no final do post.
    Eu misturei Mario Quintana com Manuel Bandeira,rs
    Eu queria me referir à Mario Quintana. Não existe nenhum Mario Bandeira!

    ResponderExcluir
  5. Concordo em número,gênero e grau.Também acho que nao faz sentido ter que me preocupar se estou com os 'antebraços' na mesa,ou meu cotovelo.To atrapalhando?To matando?Então tudo bem,mew,que regra aleatrória =] UAHSUHSA

    ResponderExcluir